Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá
Praça Fernando Amaro – Todas as Sextas – 08h ás 18h
Praça dos Leões – Todas as Terças – 15h ás 22h
Secom Com shows nacionais, gastronomia tradicional e estrutura reforçada, evento já atraiu 20 mil pessoas
Jornalista: Kaike Mello e Alexandre Motta / Foto: Moyses Zanardo Festa da Tainha, Aniversário de 377
Jornalista: Rafaela Takiguchi/Foto: Wilson Leandro Prazo para apresentar documentação vai até 18 de julho.
Construído em 1872, por ordem de Dom Pedro II, para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá. Está situado no topo do Morro das Conchas e pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. Vale a pena subir seus 150 degraus para chegar ao topo do morro, de onde é possível ter uma vista panorâmica de quase toda a Ilha do Mel. O Acesso ao Farol das Conchas pode ser feito por trilha a partir do Trapiche de Brasília (1,6 Km – 30 min) ou também a partir das Encantadas (6,4 Km – 2 h).
Principal atrativo turístico de Paranaguá e um dos mais importantes atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel tem cerca de 95% de sua área composta por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica, o que garante o ar primitivo e natural do local. Destaque entre os principais destinos de Ecoturismo do Brasil. O acesso à Ilha é disciplinado pelas normas internacionais para reservas mundiais de biosfera, o que auxilia na sua preservação. Chega-se à Ilha do Mel partindo de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, ou de Paranaguá. Atualmente possui duas unidades de conservação, uma Estação Ecológica e um Parque Estadual. Existem quatro vilas principais: Nova Brasília, Farol, Fortaleza e Encantadas. Tombada pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Paraná em 1975, visando à proteção e a preservação da flora e fauna e dos aspectos naturais, históricos, arquitetônicos. Possui importantes atrativos naturais e históricos. Entre os naturais destacam-se a Gruta das Encantadas, os morros das Conchas, do Miguel e do Meio, as praias e trilhas. A fauna local é facilmente observável, principalmente espécies de pássaros e botos. Uma importante porção preservada da Mata Atlântica composta de vegetação exuberante e manguezais encontra-se na ilha. O Farol das Conchas e a Fortaleza […]
Construção de 1767-1769, feita por determinação do Rei de Portugal Dom José para proteger a Baía de Paranaguá. A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, também referida como Fortaleza da Barra ou Fortaleza de Paranaguá, localiza-se na praia da Fortaleza, no sopé do morro da Baleia (hoje da Fortaleza), na ilha do Mel, litoral do estado do Paraná, no Brasil. Dominando a barra do canal grande de acesso à baía de Paranaguá, esta fortificação destinava-se à defesa estratégica da antiga vila de Paranaguá, garantindo a segurança do seu ancoradouro, quinze milhas adiante, onde era embarcado o ouro, a madeira e, mais tarde, a erva-mate extraídos da região, contra os corsários e espanhóis que frequentavam aquele trecho do litoral.
Situa-se na parte meridional da Ilha, em grande paredão rochoso, sendo um local envolto em lendas e histórias fantásticas.